segunda-feira, 28 de setembro de 2009

COMO FUNCIONA A EMBREAGEM ?

O sistema de embreagem tem por finalidade, "ligar" e "desligar" a transmissão de movimentos do motor para a caixa de mudanças (câmbio), possibilitando assim, iniciar o movimento do veículo de forma suave quando o mesmo estiver parado e permitir a passagem das marchas no câmbio de forma precisa, suave e eficiente.







O sistema é composto por três elementos principais, o disco, o platô e o rolamento de embreagem. Durante o funcionamento normal, o disco de embreagem é fortemente comprimido contra a face do volante do motor (disco rotativo que fica preso à árvore de manivelas ou virabrequim).


Assim, com o motor em funcionamento o disco de embreagem gira solidário ao volante. No centro do disco existe um encaixe estriado onde fica acoplado a árvore piloto da caixa de mudanças (em alguns veículos a árvore primária do câmbio).






Quando o disco estiver em movimento, será transmitido o movimento para a caixa de mudanças via árvore primária.Quando acionamos o pedal da embreagem, um sistema de alavancas acionado por meio de um cabo ou por meio de pressão hidráulica, empurra o rolamento da embreagem contra a parte central da membrana do platô, que atua como uma alavanca retirando a pressão do disco (afastando a placa de pressão do platô). Como o disco fica sem pressão, o mesmo ficará livre do volante, estabelecendo-se o corte da transmissão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário